Categoria: Artigos
Data: 18/06/2026

A IGREJA VAI BEM?
1 Tessalonicenses 3

E a igreja vai bem? O que você responde quando alguém faz essa pergunta em relação à sua igreja local? Quais são os fatores que demonstram que uma igreja está indo bem?


No artigo intitulado 8 sinais de uma igreja saudável o autor Scott Pauley aponta fatores que revelam que uma igreja está indo bem:
  1. A atenção se volta para o coração. O foco está no interior.
  2. O corpo está sendo alimentado com bom alimento. Sã doutrina.
  3. A igreja está exercitando a fé. A Palavra de Deus é praticada.
  4. O pecado está sendo purificado. Os crentes estão reagindo ao pecado.
  5. Cada membro está crescendo e atuando. Estão cumprindo sua vocação.
  6. A vida de Cristo está sendo formada nos crentes. Vivendo como discípulos.
  7. Eles estão se reproduzindo. Evangelizando e fazendo discípulos.
  8. Há força para suportar a adversidade. Os crentes são perseverantes.


Para refletirmos sobre esse assunto, vamos mergulhar no 3º capítulo de 1 Tessalonicenses, destacando os seguintes pontos:


I - As Preocupações com a Igreja


“Foi por isso que, já não me sendo possível continuar esperando, mandei perguntar a respeito da fé que vocês têm, temendo que vocês fossem provados pelo tentador e o nosso trabalho se tornasse inútil”. V 5.


Paulo nutre um sentimento muito especial pelos tessalonicenses. Ele ama aqueles irmãos, tem um afeto muito profundo por eles. Ele se importa e se preocupa com eles.
Paulo revela que no seu coração passa o receio de que o seu trabalho tenha sido inútil. Paulo tem o receio de que eles não perseverem no caminho por causa da severidade das perseguições e das artimanhas do inimigo.
É muito interessante porque Paulo é um homem que tem uma confiança inabalável no Senhor. Paulo é um homem que entende e descansa na soberania de Deus. Paulo sabe muito bem que o Deus que elege, é o mesmo que chama e completa a obra até o final. Mesmo assim, o seu coração se preocupa porque ele sabe que a igreja é constituída de pessoas pecadoras e falíveis.


Duas considerações sobre as preocupações com a igreja:
1 - Elas geram perguntas. “Mandei perguntar a respeito da fé que vocês têm”. Paulo tem preocupações que geram perguntas sobre o estado das ovelhas. Paulo quer saber a condição espiritual delas, saber se elas estão perseverando em meio às lutas e estão superando os adversários e as adversidades. Paulo fica inquirindo consigo mesmo: será que elas estão firmes no caminho? Paulo fica se indagando se a igreja plantada em Tessalônica, em meio a muitas lutas, está realmente indo bem. Quando escreve aos irmãos tessalonicenses Paulo revela suas inquietações sobre eles.
Uma das coisas que têm ficado evidente nesse estudo da primeira carta aos tessalonicenses é o quanto Paulo têm preocupações pessoais e pastorais com aqueles irmãos. O normal é mesmo que um pastor tenha muitas preocupações com a igreja e com as ovelhas: com a frequência, com a participação, com o crescimento, com o comprometimento, com o engajamento. Mas também com a saúde espiritual, com a vida devocional, com a caminhada com Deus. Além disso, preocupações com a vida pessoal, com o bem-estar, com o coração, com a situação vivencial, com a condição familiar. Por isso a pergunta: Você está bem?


2 – Elas geram atitudes. “Por isso, não podendo esperar mais, achamos por bem ficar sozinhos em Atenas e enviar o nosso irmão Timóteo, ministro de Deus no evangelho de Cristo, para fortalecer e animá-los na fé”. V 1,2.
Paulo não fica só na preocupação. Ele não fica se remoendo em ansiedade. Ele toma uma atitude prática. Devido ao seu impedimento de ir para Tessalônica, ele envia o seu fiel escudeiro Timóteo. Ele manda um representante com a finalidade de averiguar a situação daqueles irmãos. Mas ele tem propósitos ainda mais importantes em mente que é animar e fortalecer a fé daqueles crentes.

As preocupações geram perguntas que, por sua vez, produzem atitudes práticas, permitindo e fomentando o pastoreio da igreja. O cuidado pastoral se expressa por meio de iniciativas concretas, como mensagens, visitas, atendimentos e acompanhamento espiritual. Entretanto, nem sempre é possível perceber todas as necessidades ou alcançar todas as pessoas. Por isso, uma pergunta continua relevante: você está bem? Compartilhe suas lutas, suas alegrias e sua caminhada. Procure os pastores e a liderança da igreja. O pastoreio também acontece quando há abertura para o diálogo e para o cuidado mútuo.


II - O Progresso da Igreja


“Agora, porém, com o regresso de Timóteo, vindo do meio de vocês, trazendo-nos boas notícias a respeito da fé e do amor que vocês têm, e, ainda, de que sempre guardam grata lembrança de nós, desejando muito nos ver, como, aliás, também nós temos vontade de ver vocês”. V 6.


Paulo havia enviado um embaixador. Timóteo tinha viajado para Tessalônica. Então ele volta. Paulo está ansioso por saber as novidades. Imagine a expectativa do seu coração. Felizmente, o relatório é positivo. Para a sua alegria, as notícias trazidas por Timóteo são muito boas e aquecem o seu coração.
Como é bom ouvir coisas boas a respeito da nossa igreja.


Duas afirmações sobre o progresso identificado e comunicado por Timóteo:
1 – É um progresso a ser celebrado. “Sim, irmãos, por isso, ficamos animados a respeito de vocês, pela fé que vocês têm, apesar de toda a nossa necessidade e tribulação”. V 7.
Paulo fica animado ao saber que eles estão firmes na fé. Aliás, em outros momentos, nessa mesma carta, ele destaca e elogia a fé operosa daqueles crentes. Eles não apenas receberam o evangelho. Eles não apenas creram no evangelho. Eles continuam crescendo no evangelho. Eles estão colocando o evangelho em ação.

2 – É um progresso a ser continuado. “Oramos noite e dia, com máximo empenho, para que possamos ir vê-los pessoalmente e suprir o que ainda falta à fé que vocês têm”. V 10.
Paulo celebra e agradece, mas ele sabe que ainda há faltas a serem supridas em relação à fé dos tessalonicenses. A igreja de Tessalônica vai bem, mas ela não é perfeita. A realidade é boa, mas tem muitas coisas a melhorar.
Essa é a perspectiva correta do ministério: celebrar o que já alcançamos, continuar melhorando. Duas expressões muito verdadeiras são: “Nada está tão ruim que não possa ser consertado”. “Nada está tão bom que não possa ser melhorado”.


III - As Preces pela Igreja


“Que o próprio Deus, o nosso Pai, e Jesus, o nosso Senhor, preparem o nosso caminho para podermos ir visitar vocês”. V 11.


Paulo demonstra preocupação e celebra o progresso. Ele erige orações mesmo estando longe. Ele se preocupa e toma atitudes. Ele fala com Deus, procura o trono, aciona o céu. Preocupações se resolvem com orações e atitudes. É preciso agir e orar, orar e agir. “Orare et Labutare”.


Essa seção da carta paulina termina com uma linda e significativa oração. Ela tem um conteúdo magnífico.


O propósito da oração de Paulo:
1 - Que o amor seja aumentado. “E o Senhor faça com que cresça e aumente o amor de uns para com os outros e para com todos, como também o nosso amor por vocês”. V 12. Você pode perceber como a temática do amor permeia essa carta? O amor é uma evidência de que o evangelho está em ação no coração das pessoas. Paulo ora para que os crentes de Tessalônica cresçam e transbordem de amor.


“A igreja é uma família onde devemos construir pontes de amizades e não muralhas de separação”. Hernandes Dias Lopes.


Algumas expressões bíblicas reunidas pelos Rev. Hernandes que trazem um panorama do amor bíblico são dignas de destaque:
  • Seremos conhecidos como discípulos de Cristo pelo amor. Jo 13.35.
  • O maior de todos os mandamentos é o amor. Mt 22.38.
  • O amor revela que conhecemos a Deus. 1 Jo 4.7. “Todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus”.
  • Os dons espirituais nada valem sem o amor. 1 Co 13. 1-3.
  • O zelo doutrinário sem o amor não agrada a Jesus. Ap 2.4.

2 - Que a santidade seja fortalecida. “a fim de que o coração de vocês seja fortalecido em santidade, isento de culpa, na presença de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os seus santos”. V 13.
Finalmente, Paulo ora para que os tessalonicenses tenham sua santidade fortalecida. Paulo quer que eles estejam preparados para se apresentarem puros, diante de Deus, com todos os santos, na vinda do Senhor Jesus. Paulo ora para que, no último dia, eles sejam achados irrepreensíveis.
Esse é um motivo de oração muito importante e sério para a igreja da atualidade: Pela santificação da igreja. A vida santificada é ameaçada pela relativização dos princípios. A vida santificada é destruída pela liquidez dos relacionamentos. A vida santificada é implodida pelo comportamento carnal. O ideal da vida santificada é simplesmente esquecido pelas igrejas orientadas pelas lógicas de mercado. Acorda igreja: nós somos chamados para uma vida santa. Uma vida separada do mundo e dedicada ao relacionamento com Deus e obediência às regras de Deus.


A igreja vai bem no amor? A igreja vai bem na santidade?


A igreja vai bem? Sim porque:
  • Cristo é o cordeiro que morreu pelo resgate e pelo bem da sua igreja.
  • Cristo é o pastor que dá a sua vida pelo seu rebanho, que é a igreja.
  • Cristo é o cabeça e está trabalhando pelo bem do seu corpo que é a igreja.
  • Cristo é o noivo que está cuidando, adornando e preparando a noiva, que é a igreja para o grande encontro.

A igreja vai bem, porque ela pertence a Jesus Cristo, o seu único dono e Senhor.


Tags: sermão

Autor: Pastor Marcos Jensen   |   Visualizações: 15 pessoas
Compartilhar: Facebook Twitter LinkedIn Whatsapp

Deixe seu comentário